Grupo de Estudos e Pesquisas de Geografia Histórica no III CONEPE – Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão

O Grupo de Estudos e Pesquisas de Geografia Histórica esteve presente no III CONEPE – Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, realizado pelo IFF – Guarus, em Campos dos Goytacazes – RJ, com a participação da integrante do grupo, e estudante de mestrado em Geografia da UFF, Mariana Machado Tavares, orientada pelo professor Dr. Marcelo Werner da Silva.

O trabalho apresentado faz parte da pesquisa desenvolvida pela mestranda, que estuda a favela como um território de resistência, produzido socialmente por grupos que fazem e refazem a cidade mesmo diante das adversidades. Com o título FAVELAS: TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA QUE VÃO ALÉM DOS ESTEREÓTIPOS, o trabalho visa discutir a favela pela visão dos seus moradores, identificando quem são estes atores sociais, como eles enfrentam os desafios da vida cotidiana e territorializam o espaço onde vivem. A pesquisa pretende dar visibilidade a estes cidadãos alijados dos seus direitos e marcados pelo estigma, que influencia as suas atividades diárias. Entendemos que a favela é um espaço de relações, trocas e valorização simbólica, muito além dos estereótipos e do preconceito.

Para o estudo, elegeu-se a favela Baleeira, presente no espaço urbano de Campos dos Goytacazes – RJ e um dos procedimentos é a busca de documentos que resgatem a história desta favela para a compreensão da sua formação socioespacial e da sua presença na cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Geohistórica - participação em eventos, Geohistórica - produção, Grupo de Estudos de Geografia Histórica, Norte Fluminense, PESQUISAS

Os comentários estão desativados.