II Simpósio Internacional e III Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte (SIGEOLITERART 2015)

Se realizará em Goiânia (GO), no período de 23 a 25 de outubro de 2015, o II Simpósio Internacional e III Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte (SIGEOLITERART 2015), nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG). As inscrições de trabalhos se encerram em 15/07/2015.

Detalhes sobre a temática de acordo com o material de divulgação do evento:

Com o tema central Espaços sensíveis: geografias da percepção e da emoção contemporâneas, o Simpósio discutirá as alterações de sentidos e significados que se processam não só na dimensão objetiva do espaço, mas nas relações, nos afetos, nos desejos e nas possibilidades de sujeitos cada vez mais atravessados pelas tramas da vida cotidiana na contemporaneidade.

O eixos temáticos serão os seguintes:

1 – Espaços vividos e arte no cotidiano: múltiplas narrativas Perfil dos trabalhos: Grafite, literatura marginal, performances, danças de rua, cultura popular, artistas populares

2 – Cartografias da percepção: arte e cultura nas representações geográficas Perfil dos trabalhos: cartografia social e seus vínculos com grupos sociais, população tradicional e cultura. O campo de conhecimento da percepção. A relação entre arte e cartografia. Mapas tradicionais, infoviários e digitais. Cartografia e movimento social. Cartografias múltiplas: intervenções artísticas. Cartografias subjetivas.

3 – Produção da subjetividade nos espaços rurais e urbanos e as lutas sociais na contemporaneidade Perfil dos trabalhos: Ações socioculturais da juventude. Dimensões simbólicas de povos tradicionais e urbanos. O papel das festas e a sua relação com os símbolos. Místicas e movimentos sociais. Modos de enunciação da cultura urbana e rural. As questões de gênero na produção do espaço.

4 – Geografias, literaturas e educação Perfil dos trabalhos: Aproximações, intersecções e mediações entre geografia e literatura. A dimensão educativa da literatura. Novas formas literárias e a dimensão do espaço e do tempo. A relação entre categorias geográficas e literatura ou educação. Narrativas literárias e geográficas.

5 – Ciberespaço, arte e meios de comunicação Perfil dos trabalhos: O processo de comunicação em rede. O ciberespaço e a produção da subjetividade. Dimensões do sujeito, ideologia e produção do imaginário. Os meios de comunicação em várias escalas, midiológica, resistenciais. A sociabilidade contemporânea e o processo de comunicação das redes. Arte visual, arte digital. Impactos sociais da comunicação virtual.

6 – Geografia, cinema e geopolítica Perfil dos trabalhos: dança, perfomances, teatro, mímica, música.

Para maiores detalhes consultar a  2ª_Circular do evento, ou o site do evento: https://sigeoliterart.iesa.ufg.br.

Chamada para inscriçao

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias e Eventos

Os comentários estão desativados.