Relatório da Reunião Preparatória do Grupo de Estudos de Geografia Histórica 2015-1

Foi realizada no dia 12/03/15 a Reunião Preparatória do Grupo de Estudos de Geografia Histórica 2015-1. Temos sempre procurado realizar essa reunião, porque nela definimos o texto a discutir no semestre e o cronograma de estudos.

Participaram da reunião: Bruna Caroline Magalhães de Oliveira; Tiago Nicolay Rodrigues; Pâmela Souza Cruz; Vinner de Oliveira; Mariana Machado Tavares; Marcelo Werner e Nathalie Monteiro Dias. O coordenador Marcelo Werner explicou como funciona a dinâmica do grupo, cujas atividades acontecem desde 2010 ininterruptamente. São formadas duas estruturas por ano, sendo uma para cada período, em que os participantes escolhem conjuntamente a obra a ser debatida durante o semestre. Foram recomendados os seguintes livros: Por uma Geografia Nova, de Milton Santos; Colapso, de Jared Diamond; A Nação Mercantilista, de Jorge Caldera; A Natureza do Espaço, de Milton Santos; O Enigma do Capital e as Crises do Capitalismo e O Neoliberalismo – história e implicações, ambos de David Harvey; A Sociedade em rede e A Questão Urbana, ambos de Manuel Castells.

Os participantes fizeram ponderações sobre os livros a escolher. Bruna apontou o Natureza do espaço e como opção o livro “A Justiça Social e a Cidade”, que não constava dos livros mas que foi comentado. Nathalie optou pelo livro “Por uma Geografia Nova”, de Milton Santos. Tiago optou pelo livro Colapso e em segunda opção pelo A Natureza do Espaço. Mesmas opções de Pâmela.  Vinner apontou Por uma geografia nova e A natureza do espaço do Milton Santos e como terceira opção O Neoliberalismo, de Harvey. Por fim Mariana optou por A Nação Mercantilista, A Natureza do Espaço e Sociedade em Rede.

Como quase todos apontaram o A natureza do Espaço esse livro foi escolhido para discussão no semestre.

O cronograma ficou então para reuniões sempre às quintas de 9 as 12h de 19/03 a 25/06/2015.

Relatório produzido por Nathalie Monteiro Dias e Marcelo Werner da Silva.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em 11º GEGH 2015-1, Grupo de Estudos de Geografia Histórica

Os comentários estão desativados.