Relato sobre o minicurso e trabalho de campo “Canais da Baixada Campista”, realizado em 21/08/2014

Foi realizado no dia 21/08/2014, com grande sucesso, o Minicurso e Trabalho de Campo “Canais da Baixada Campista”, com o professor José Maria Ribeiro Miro, do Laboratório Sala Verde do IFF/Campos. O professor contou com a colaboração de suas bolsistas Lidiane e Carolina Cidade.

Na parte da manhã foi apresentada uma discussão conceitual sobre os canais na Baixada Campista de Campos dos Goitacazes. Nas imagens abaixo podemos ver alguns aspectos da atividade:

Na parte da tarde saímos em trabalho de campo para analisar um dos canais mais importantes da cidade, o Canal Coqueiros. O primeiro ponto de parada foi em sua junção com o Rio Paraíba do Sul. Nas fotos a estação de bombeamento que liga o canal ao Rio Paraíba do Sul, bastante baixo devido à estiagem e o início/final do canal junto ao Rio Paraíba do Sul.

A segunda parada foi na parte urbana do Canal Coqueiros, para medições da profundidade, largura e direção do deslocamento do canal. Pode-se observar também a poluição do canal nesse trecho urbano.

A terceira parada foi no final do trecho urbano, constatando-se ainda um alto grau de poluição do canal.

A última parada foi no trecho rural do Canal Coqueiros, em que o mesmo já apresenta outras características, não mais poluído, como no trecho urbano, mas limpo, como se pode constar pelas fotos abaixo.

Após essa parada retornamos à Universidade Federal Fluminense, completando, com sucesso, mais uma atividade do Grupo de Estudos de Geografia História.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Grupo de Estudos de Geografia Histórica, Minicursos e Oficinas

Os comentários estão desativados.