4º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura – UFSJ

Se realizará em São João Del Rei, na UFSJ, no período de 04 a 07/11/2003, o 4º Congresso Nacional de Letras, Artes e Cultura. Serão vários simpósios dentro do congresso, dos quais destaco o Simpósio Paisagem e Memória: Urbanidades, coordenado pelas professoras Adriana Gomes do Nascimento e Ines Karin Linke Ferreira, cuja ementa coloco a seguir. As inscrições de comunicações vão até o dia 22/07/2013 e detalhes adicionais podem ser obtidos na página do evento (http://www.congressoletrasufsj.com.br/index.php)

PAISAGEM E MEMÓRIA: URBANIDADES
— Descrição: Este seminário irá investigar a relação entre os processos de construção da paisagem, concebida como uma formação cultural, um espelho das memórias, das experiências e das práticas existentes em um determinado lugar.
— Palavras-chave: Ação; espaço-tempo; territórios e fronteiras; urbanidades.
— Coordenadores: Ines Karin Linke Ferreira e Adriana Gomes do Nascimento
— Um território responde em primeira instância a necessidades sociais e políticas de cada sociedade e pode ser concebido à partir de suas relações históricas, econômicas, políticas e simbólicas. As relações culturais de um determinado espaço são definidas por trocas, expressões e práticas que encontram-se inscritas no movimento das sociedades. Desta forma, as práticas culturais constituem identidades e informam memórias, ao mesmo tempo em que são parte de um sistema complexo que configura um lugar. Em Paisagem e Memória, Simon Schama afirma que: “(…) a paisagem é obra da mente. Seu cenário é construído tanto a partir de estratos da memória, como de camadas de rocha”. Este seminário irá investigar a relação entre os processos de construção da paisagem, concebida como uma formação cultural, um espelho das memórias, das experiências e das práticas existentes em um determinado lugar. Ele abordará a questão relacionada à paisagem urbana a partir de um corpusde trabalho voltado para os aspectos históricos, sociais, políticos, filosóficos e artísticos (que tratam de temas como habitar e comunicar; confluências e diferenças; invenção e utopia, projetos e processos, produção e reprodução; subversão e transformação; desterritorialização e mobilidade; inovação e apropriação) e que nos convidam a surpreendermo-nos com o conhecido, a desenvolvermos a capacidade de colocar em questão o conjunto de trocas, expressões e práticas existentes para (re)pensar a cidade e as ações culturais.

Sem título

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias e Eventos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s