Participação no II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte

Relato sobre a participação do GEOHISTÓRICA no II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte:

Aconteceu, no período de 10 a 13 de junho de 2013 do II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte e I Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte, realizado na Universidade de São Paulo (USP). O evento teve como anfitrião o prof. Júlio Cesar Suzuki e contou com a colaboração de Eduardo Marandola Jr. (Unicamp), Cláudio Benito O. Ferraz (UFGD/UNESP-PP) e Eguimar Chaveiro (UFG), dentre outras pessoas.

Na abertura do evento aconteceu uma homenagem aos professores Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (que não pôde estar presente) e Lívia de Oliveira, precursora da Geografia da Percepção no Brasil. Logo em seguida aconteceu a palestra do prof. da Universidade de Barcelona, Carles Carreras, mais conhecido pelos seus trabalhos em geografia do terciário, que discorreu sobre “Ciudades Literárias: por uma jerarquia urbana cualitativa”, tema de seu próximo livro. O palestrante demonstrou grande erudição, discorrendo sobre os grandes personagens da literatura mundial e suas obras ambientadas em cidades.

As mesas e seções de comunicações livres foram muito proveitosas, ficando estabelecida a pertinência da relação entre geografia e literatura e suas potencialidades de aplicação no ensino de geografia.

Gostaria de destacar um debate muito interessante. Uma palestrante em dado momento de sua apresentação perguntou: serão os romancistas bons geógrafos? Essa colocação estabeleceu debates em outras mesas. O prof. Carreras perguntou: E os geógrafos? São bons geógrafos? Por que os romancistas tem que ser bons geógrafos? A profa. Liliana Laganá também discorreu sobre o assunto, não concordando com a colocação de que romancistas poderiam ou deveriam ser bons geógrafos. Eu de minha parte pensei: a geografia é um dado da realidade e, portanto, sempre estará presente nas obras literárias. O desafio é explorar essa outra forma de representação como estratégia de melhor compreender os espaços analisados e como possibilidade didática no ensino de geografia.

O Grupo de Estudos e Pesquisas de Geografia Histórica (GEOHISTÓRICA) se fez representar pela minha comunicação “A Utilização de Relatos de Viajantes Estrangeiros como Fonte Documental” e pela comunicação “Representações Geográficas na Poesia de Mário Quintana” de Priscila Viana Alves.

Para quem quiser ver a programação completa do evento, basta clicar no link: http://geoliterart.blogspot.com.br/.

Marcelo Werner da Silva

Marcelo Werner da Silva realiza sua comunicação durante o II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte (São Paulo, junho, 2013)

Marcelo Werner da Silva realiza sua comunicação durante o II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte (São Paulo, junho, 2013)

Priscila Viana Alves realiza sua comunicação durante o II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte (São Paulo, junho, 2013)

Priscila Viana Alves realiza sua comunicação durante o II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte (São Paulo, junho, 2013)

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Grupo de Estudos de Geografia Histórica, Notícias e Eventos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s