Relatório da Reunião do dia 21.05.2013 do 7º Grupo de Estudos de Geografia Histórica 2013-1

Neste dia ocorreu a segunda reunião do 7º Grupo de Estudos de Geografia Histórica 2013-1. As bolsistas Bruna Caroline e Beatriz fizeram o seguinte relatório da reunião:

O 2º encontro do Grupo de Estudos de Geografia Histórica ocorreu no dia 21/05/2013, na sala 203F, no Polo Universitário de Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Fluminense. Além do professor e organizador do grupo Marcelo Werner da Silva, estiveram presentes: Ana Carolina, Anadelson Martins, Andréa, Beatriz, Bruna Caroline, Clara Lua, Danielle, Gabriel Olavo, Gabriela, Hebert, Ianani, Jéssica, José Felippe, José Augusto Cândido, Karol Hiromi, Maria Cecília, Mirian, Nina, Priscila, Tadeu, Tatiane e Yuri.

O encontro começou com a leitura do relatório da reunião passada (o 1º encontro do grupo no dia 14/05), feita pela integrante e bolsista Bruna Caroline. Logo após, houve a leitura do 1º capítulo do livro Condição Pós-moderna, inicialmente realizada por Gabriel Olavo e que foi passado para Bruna Caroos line dar continuidade. Com isso, e após a chegada de mais participantes, foi apresentado por Tatiane o 1º e 2º capítulos com as partes que achou mais relevante, Introdução e Modernidade e Modernismo, respectivamente, através do fichamento comentado, dando início a Parte I – Passagem da modernidade à pós-modernidade na cultura contemporânea. Ao término da apresentação da Tatiane, José Felippe sugeriu debater durante a apresentação dos fichamentos e Tadeu sugeriu que o debatedor trabalhasse em cima do fichamento apresentado. Outros participantes também se manifestaram a respeito. O prof.º Marcelo Werner esclareceu a dinâmica proposta já estabelecida para que haja uma continuidade nas apresentações, até mesmo com relação ao tempo. Assim, com esse esclarecimento, Ana Carolina apresentou o capítulo 3, Pós-modernismo, e também distribuiu um fichamento enfatizando as partes mais importantes do capítulo. Destacou em sua fala a classe burguesa que tratava o livro, onde a burguesia era vista como uma classe revolucionária. Tadeu contextualizou e problematizou os capítulos 1 e 2 através de textos e imagens em forma de slides. Mostrou fotos da arquitetura de Campos dos Goytacazes, comparando tempos passados com outros mais atuais. Falou como o modernismo influenciou essas construções. E encerrou sua apresentação com a foto que comparava a Mona Lisa de Leonardo da Vinci com outra “pós-moderna”. O grupo optou por prosseguir com os debatedores e, então, Martins seguiu debatendo o capítulo 3, também com imagens em slides e com outros livros como suporte. Com isso, foi aberto ao grupo o debate dos capítulos em questão. Após alguns minutos de considerações sobre o que foi apresentado chegamos ao término do encontro, porém antes de finalizar o prof.º lembrou ao grupo os capítulos a serem trabalhados na próxima semana e seus respectivos apresentadores e debatedores. E assim foi encerrado o encontro.

Na apresentação dos capítulos 1 e 2, Tatiane apresentou o seguinte fichamento:

Fichamento Cap. 1-2-Tatiane

Já para a apresentação do capítulo 3 Ana Carolina utilizou o seguinte roteiro:

Fich Cap 3 – Ana Carolina

A seguir algumas fotos da reunião:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em 07º GEGH 2013-1, Grupo de Estudos de Geografia Histórica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s