Relato do 3º Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico/1º Encontro Nacional de Geografia Histórica

Foi realizado no período de 5 a 10 de novembro de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, nas dependências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus do Fundão, o 3º Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico e  o 1º Encontro Nacional de Geografia Histórica. São realizações da recém criada Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. O evento representou, por um lado, a consolidação dos Encontros Nacionais de História do Pensamento Geográfico e por outro uma maior visibilidade da Geografia Histórica com seu primeiro encontro nacional.

Dia 05/11/2012

No início da tarde ocorreu a reunião dos coordenadores dos grupos de trabalho, para a padronização das ações a serem realizadas pelos coordenadores.

Em seguida, no auditório “roxinho” ocorreu a cerimônia de abertura do evento, com a presença de Leticia Parente Ribeiro (UFRJ), Sergio Nunes Pereira (UFF), Iná Elias de Castro (UFRJ) e Jorge Luiz Barbosa (UFF).

Cerimônia de abertura do III Encontro Nacional de História do Pensamento Geográfico/I Encontro Nacional de Geografia Histórica.

Após a abertura foi a vez da cerimônia em homenagem à Maurício de Almeida Abreu (in memorian), em que falaram Iná Elias de Castro (UFRJ) e Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno (USP). Em seguida teve lugar a conferência de abertura, a cargo da profa. Lia Osório Machado (UFRJ).

Conferência de abertura com a Profa. Lia Osório Machado.

06/11/2012

Na parte da manhã ocorreu a Mesa 1 – Território, História e Política, com a presença dos professores Jacobo Garcia Álvarez (Universidad Carlos II de Madrid) e João Pacheco de Oliveira (Museu Nacional/UFRJ).

Na parte da tarde se iniciaram os dez grupos de trabalho do evento, onde as contribuições foram apresentadas. Os grupos estão listados abaixo:

GT 1 – Espacialidades e Temporalidades: questões de método

GT 2 – História das Cidades 

GT 3 – História Territorial e Urbana

GT 4 – Cidade, História e Política

GT 5 – História da Geografia Escolar

GT 6 – Saberes, Viagens e Conhecimento do Território

GT 7 – Representações geográficas e construção de identidades nacionais e regionais 

GT 8 – Epistemologia e Pensamento Geográfico

GT 9 –História da Geografia no Brasil

GT 10 – Matrizes do Pensamento Geográfico

Juntamente com Maria Isabel Chrysostomo (UFV), coordenei o GT3 – História Territorial e Urbana, cujo relato individual aparece abaixo:

Relatório do Grupo de Trabalho 3

Participantes GT3

07/11/2012

Na quarta-feira pela manhã a mesa 2 reuniu, sob o título de “Espaço, Tempo e Ciências Sociais”, Paulo César da Costa Gomes (UFRJ), Olivia Gomes da Cunha (Museu Nacional/UFRJ) e Laurent Vidal (Université de La Rochelle), sob a coordenação de Renato Coimbra Frias.

Paulo César da Costa Gomes (UFRJ), Renato Coimbra Frias (UFRJ), Olivia Gomes da Cunha (Museu Nacional/UFRJ) e Laurent Vidal (Université de La Rochelle), durante a mesa “Espaço, Tempo e Ciências Sociais”.

O Prof. Roberto Lobato Correa (UFRJ) faz questionamentos aos participantes da mesa “Espaço, Tempo e Ciências Sociais”.

Na quarta-feira a noite aconteceu a confraternização do evento, em um espaço cultural chamado Casa Mistério em que o som ficou aos cuidados dos organizadores do Baile do Bené, que já faz parte do calendário cultural da cidade do Rio de Janeiro.

 08/11/2012

Na quinta-feira pela manhã ocorreu a mesa 3, denominada “Escrita da História da Geografia”, com a participação dos professores Vicent Berdoulay (CNRS; Université de Pau et des Pays de l’Adour), Roberto Lobato Corrêa (UFRJ), Federico Ferretti (Universidade de Genebra) e Perla Zuzman (CONICET; Universidad de Buenos Aires), sob a coordenação de Tomas Paoliello P. de Oliveira (UFRJ).

Vicent Berdoulay (CNRS; Université de Pau et des Pays de l’Adour), Roberto Lobato Corrêa (UFRJ), Tomas Paoliello P. de Oliveira (UFRJ), Federico Ferretti (Universidade de Genebra) e Perla Zuzman (CONICET; Universidad de Buenos Aires) durante a Mesa 3, denominada “Escrita da História da Geografia”.

Bruna Caroline Magalhães de Oliveira e Gabriel Olavo Francisco Porti, alunos do curso de Geografia da UFF/Campos e participantes do Grupo de Estudos de Geografia Histórica durante a Mesa 3 do 3hpg1gh.

Marcelo Werner da Silva, professor do curso de Geografia da UFF/Campos e coordenador do Grupo de Estudos de Geografia Histórica durante a Mesa 3 do 3hpg1gh.

Na parte da tarde houve o lançamento de livros e publicações. Destaque para o lançamento da Revista Cidades (volume 8, número 14) em homenagem à Maurício de Almeida Abreu. A revista foi apresentada por Pedro de Almeida Vasconcelos, que também a editou.

Capa da Revista Cidades em homenagem à Maurício de Almeida Abreu.

Sumário da Revista Cidades em homenagem à Maurício de Almeida Abreu.

Também foi lançada a Revista Terra Brasilis (Nova Série), em versão eletrônica, publicação da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica. Foi lançado o n. 1 da nova série, que foi editada por David Ramirez e Marcelo Werner da Silva. A revista já se encontra disponível no endereço http://terrabrasilis.revues.org/, onde além da revista n. 1 encontram-se disponíveis, em meio digital, todos os nove números da primeira série da revista.

Revista Terra Brasilis

David Ramirez durante o lançamento da Revista Terra Brasilis (Nova Série).

Houveram vários lançamentos de livros no evento. João Carlos Garcia lançou no Brasil vários livros e catálogos de exposição sobre o geógrafo português Orlando Ribeiro.

Importante lançamento foi realizado por Roberto Lobato Correa e Zeny Rosendahl, que apresentaram o livro Geografia Cultural: uma antologia – vol. 1, coletânea de textos importantes de livros já esgotados da coleção Geografia Cultural.

Geografia Cultural:
uma antologia (vol. 1) – Roberto Lobato Corrêa e e Zeny Rosendahl (orgs.)

09/11/2012

Na parte da manhã ocorreu a Mesa 4 – Perspectivas da Geografia Histórica, com a presença de Pedro de Almeida Vasconcelos (UFBA; UCSal), Cláudia Damasceno Fonseca (CREDAL/Université de Paris III), João Carlos Garcia (Universidade do Porto) e Iris Kantor (USP), sob a coordenação de Patricia Gomes da Silveira (UFRJ).

João Carlos Garcia (Universidade do Porto, Cláudia Damasceno Fonseca (CREDAL/Université de Paris III), Pedro de Almeida Vasconcelos (UFBA; UCSal)e Iris Kantor (USP) durante o debate da mesa 4.

Na parte da tarde foi a vez da conferência de encerramento, com o prof. Omar Moncada Maya (UNAM, México), que discorreu sobre a “Ocupación, expansión y redescubrimiento del território: el caso de Mexico”, apresentando belos exemplos da cartografia histórica mexicana.

Prof. Omar Moncada Maya (UNAM, México) durante a conferência de encerramento do evento.

Após a conferência foi realizada uma reunião ampliada da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica, com a presença de muitos dos convidados do evento, ocasião em que Jacobo García Álvarez, representante da Comissão de História da Geografia da União Geográfica Internacional convidou a Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica para organizar um evento da UGI no Brasil no ano de 2014.

10/11/2012

Trabalho de Campo.

Relato realizado por Marcelo Werner da Silva.

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias e Eventos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s