Relato da Oficina “O Espaço como a Acumulação Desigual de Tempos”

Foi realizada nesta quinta-feira, 11/10/2012, a oficina “O Espaço como a Acumulação Desigual de Tempos”, dentro da programação do Projeto de Extensão Grupo de Estudos de Geografia Histórica do ano de 2012.

O coordenador, Marcelo Werner da Silva, apresentou uma metodologia de aplicação para estudos em geografia histórica. Sua apresentação está inserida abaixo:

1oficina o espaço como a acumulação desigual de tempos UFF2012

Em seguida foram apresentados pesquisas que estão sendo realizadas e outras já concluídas utilizando a metodologia apresentada na oficina, de definir de maneira adequada os objetivos do trabalho e expor os recortes espaciais e temporais e como articula-los na pesquisa. Em primeiro lugar, Priscila Viana Alves apresentou seu projeto de pesquisa “Geografias, Representações, Imaginários e Literaturas: A Cidade de Quintana”, cuja apresentação está abaixo:

2ApresentaçãoPriscila

A próxima apresentação foi de Nágila da Silva Ferreira, que apresentou a pesquisa “O comércio da Área Central da cidade de Curitiba/PR:  Transformações e permanências, 1991 e 2011”, que trata da atualização de minha monografia de conclusão de curso de Marcelo Werner da Silva. Sua apresentação aparece a seguir:

3Apresentação do centro de Curitiba

Em seguida Tatiane Cardoso Tavares apresentou a experiência do Grupo de Estudos de Geografia Histórica como auxiliar nas pesquisas que o Grupo realiza em Geografia Histórica:

4EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA AUXILIAR DA PESQUISA EM GEOGRAFIA

Após, Gabriel Olavo Francisco Forti apresentou os resultados de sua pesquisa “CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO NORTE FLUMINENSE 1990 -2010”, cuja apresentação reproduzimos abaixo:

5Slide Oficina GEGH1

Ato contínuo, Ana Carolina Soares Cruz apresentou os resultados de sua pesquisa “AS FERROVIAS E A REGIÃO NORTE FLUMINENSE: INTERAÇÕES
ESPACIAIS E DINÂMICA TERRITORIAL, 1874-1900”:

6ANA Oficina ENG-1

Por fim o coordenador apresentou os principais elementos de sua tese “A Formação de Territórios Ferroviários no Oeste Paulista, 1868-1892”:

7Tese Apresentação

Após essas apresentações realizamos uma atividade prática com os participantes, que tratou-se da leitura de um texto jornalístico, abordando temas históricos. Após a leitura foi solicitado que elaborassem uma possível aplicação da metodologia da geografia histórica para aquele tema. Foi solicitado que relatassem ao grupo os objetivos do trabalho ou sua problemática, os recortes espaciais e temporais e como eles poderiam ser combinados de forma a realizar-se uma pesquisa em Geografia Histórica.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Minicursos e Oficinas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s