Relatório da reunião do dia 24.04.2012

Secretariado do dia 24/04/2012 por Tatiane Cardoso.

A reunião inicia com o secretariado da reunião anterior. Em seguida Martins relata um pouco sobre o evento que participou na semana do dia 10/04/2012 em Poços de Caldas, onde ocorreu um encontro dos trabalhadores. Ele relata sobre temas que foram discutidos, dando ênfase de assuntos que abordam tanto a escala global como a escala local.

Marcelo faz aviso sobre a mudança da tabela de funções, e as novas datas de mini-cursos. Divulgando os mini-cursos já estabelecidos, como o com o do professor Luiz e do professor Raul que são os que se encontram já estabelecidos.

Na reunião de hoje encerraremos o livro Espaço e Método.

A Relatora Priscila apresenta o capítulo 8 “A evolução Espacial Como Cooperação E conflito em um Campo de Forças”. Ela fala sobre a divisão dos sistemas o governamental e o de mercado. O estado pode ser uma representação dos poderes dos dominantes, mas também uma representação de uma segurança nacional. A intervenção do estado prejudica e favorece também. A lógica do mercado seria a lógica do capital, ao estado cabe criar os fixos, e como consequência os fixos atraem e criam fluxos.

Priscila: Espaço como fator para evolução espacial.

Debatedor Luiz Felippe: Disserta sobre os últimos capítulos do livro serem mais didáticos e isso facilita até mesmo o entendimento. Em seguida ele comenta sobre o mercado e o estado, e como essa atuação do estado se dá de acordo com as necessidades geradas pelo mercado. Ele comenta sobre a questão do externo, interno e essa fala é uma brincadeira com as escalas. As ações do novo, das novas técnicas e que normalmente são as técnicas que trazem o novo. Mas temos que prestar atenção à dialética. O externo é uma interiorização do interior.

Marcelo fala que nos textos de Milton ele está na verdade refletindo sobre o que acontece no espaço.

Hamilton: Fala sobre a questão dos portos e de como se deu essas construções de portos e as diferentes escalas de cada um dos portos. E como os fluxos foram gerados para abastecer essa necessidade, e a reordenação do território.

Luiz Felippe: O estado rearrumando as formas e as funções.

Priscila: A licença dada a LLX a licença dada para eles serem os primeiros usuários do porto do Açu e essa licença foi dada sem nenhum estudo prévio do local e dos efeitos deste uso.

Hamilton: As retiradas que vem sendo realizadas para o abastecimento do porto, como, por exemplo, a retirada das rochas no morro do Itaoca e a areia retirada do leito do rio Paraíba do Sul.

Amanda: A mudança de toda geometria do rio com a retirada da areia do leito do rio e um maior impacto.

Priscila: O uso da água do rio Paraíba e que isso acarretará uma falta d’água em muitas áreas da cidade.

Marcelo realiza um apanhado geral. A constituição endoespacial que é própria para cada lugar. Uma divisão homogênea. A busca do novo é sempre buscar realizar a mesma coisa, de forma diferente, e de forma mais dinâmica.

Relatora Bruna Capítulo 9: “Espaço e distribuição dos recursos sociais”

A necessidade de uma visão global para se chegar a esse entendimento. O estudo da demanda e da oferta.

Marcelo: A mobilidade existe, no entanto ela é limitada pelo poder de compra.

Os não consumidores e os não produtores. Não consumidores são os que não possuem poder de compra.  Não produtores são os que ainda não colheram os frutos, ou que a safra é pequena.

O estado e a sua não capacidade de suportar todas as demandas do mercado. O subsistema de mercado e o desenvolvimento urbano se encontram intimamente relacionados.

Comentadora Andréa: Fala sobre o espaço não ter vida própria e o fato de como os recursos influenciam nesse espaço, e em uma comunidade indígena e como esta valoriza o espaço. E a questão da mobilidade e a relação com as necessidades e mobilidades do espaço e as suas delimitações de acordo com as territorialidades, ela até mesmo dá o exemplo dos grandes centros, e os transportes e como se dá toda esta dinâmica.

Marcelo Werner explica a dinâmica de mobilidade, a questão de acesso, e da oferta e procura. A discussão sobre os transportes e o alto custo das passagens que fez com que aumentasse o numero de pessoas que passaram a ir a pé. E também cita exemplos sobre o sistema de linhas de ônibus de São Paulo E Curitiba, de bilhetes por horários.

Luis Felippe, fala sobre a passagem a 1 real e que o objetivo deste era promover melhorias no transporte, e estas não ocorreram.

Ana Carolina: A relação dos donos das empresas de ônibus e a relação com as prefeituras. Obras desarticuladas, e sem uma estrutura necessária e uma regulamentação. Então se gasta dinheiro com obras desnecessárias e que não resolvem o problema.

Tadeu: disserta sobre o primeiro caminho ser a educação. A velocidade das interferências. As interferências privadas e interferências privadas no poder público elas agem e reagem de forma muito maior que o poder público. O governo normalmente vem como um concerto dos efeitos e nunca agindo nas causas.

Hamilton comenta sobre as inovações tecnológicas em virtude dos analfabetos que vem sendo formados por favorecimento do governo.

Luiz Felippe fala sobre a secretaria de educação de campos é quem recebe uma maior parte do orçamento de campos, logo o problema não é só dinheiro é também falta de vontade.

Marcelo revisa alguns avisos que foram dados no inicio desta reunião. E em seguida encerra a reunião.

O roteiro de apresentação do cap. 8, realizado por Priscila Viana está abaixo:

 

Roteiro de Apresentação do Cap. 8 por Priscila Viana

Já o cap. 9 foi apresentado pela Bruna, cujo roteiro de apresentação apresentamos a seguir:

Espaço e método – Cap. 9 – Bruna

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em 05º GEGH 2012-1, Grupo de Estudos de Geografia Histórica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s