>RELATÓRIO DA REUNIÃO DO DIA 07.05.2010

>RELATÓRIO DOS DEBATES DO DIA 07/05/2010

Nesse dia foi apresentado o capítulo 02, do livro de Antonio Carlos Robert de Morais, “Território e História no Brasil’’, intitulado, “A Geografia Humana Como História Territorial’’. Nesse capítulo o autor começa salientando que diferentes métodos em ciências humanas adotam perspectivas históricas na análise de seu objetivo, embora seja distintas as maneiras com o qual o método vai ser trabalhado. Procura delinear uma visão dialética e histórica do temático clássico da geografia humana, a relação entre sociedade e seu espaço, e que para isso tem-se que compor uma teia de fundamentos teóricos que sustentam a posição assumida, ou seja, engloba vários fundamentos teóricos para sustentar uma posição (ex. visão totalizadora, busca a explicação do científico, sem isolá-lo), cada mediação particularizadora em sua explicação empírica e teórica, permite a abertura em uma discursão específica e relativamente autônoma, esse entendimento da geografia humana como ciência social que tem como o objetivo o processo universal de apropriação do espaço natural. O autor diz que a constituição de um território (espaço) é um processo acumulativo, e que está em contínuo movimento, produção de espaço, onde o Estado é um protagonista nesse processo,e que tende a monopolizar as ações básicas do processo de formação territorial. O espaço se torna um campo político-cultural que expressa combates e antagonismos entre interesses e projetos sociais. Enfim, o desenvolvimento histórico se faz sobre e com espaço terrestre, e, nesse sentido, toda formação social é também territorial, pois necessariamente se especializa.
Os participantes responsáveis pela apresentação, Hélio Coelho e Tiago dos Reis, realizaram também um paralelo com um artigo “ Da República Velha ao Estado Novo, do Hamilton de Mattos Monteiro.
A comentadora, Danielle Costa dos Santos, destacou a relação sociedade e seu espaço.
Durante os debates foram destacadas a questão da relação sociedade e grupos sociais. O Hamilton Cassiano Dias, levantando a importância do pensamento geográfico e relações dialélicas sociedade-espaço. Marcelo Werner da Silva, relata que o autor visa como análise da sociedade o método da geografia humana com o método da geografia territorial, o espaço é produzido, formado e analisado através das relações sociais, política e ideológica.
Campos dos Goytacazes, 07 de abril de 2010.

Ana Carolina Soares Cruz
Aluna e relatora dessa reunião.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em 01º GEGH 2010-1, Grupo de Estudos de Geografia Histórica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s